Palestra sobre desenvolvimento em android na ESTG

Praticamente uma semana depois da realização desta palestra , finalmente tive tempo para fazer um pequeno resumo do que se passou e de como correu.

Apesar de um breve atraso no inicio da palestra devido a problemas técnicos iniciou-se o inicio da palestra comigo a falar sobre versões de android e suas inovações e dicas sobre como trabalhar como o GIT. No meu ver a minha parte até correu bem. As partes que gostei mais na palestra foram a palestra sobre OpenGL e sobre Rom development onde deu para aprender muita coisa que nunca se vai aprender na escola e que me fez despertar um interesse em rom development e ainda me levou a querer aprender ainda mais de programação.

Game Dev: Coisas como motores gráficos e NDK fizeram-me ver que aquilo que eu tinha feito para a PAT em rpg maker VX não foi nada por ai alem e que ainda tenho muito que aprender sobre a área de game dev. Com esta palestra vi que nem sempre a ideia mais complicada é a melhor e que se podem criar jogos muito interessantes sem recorrer a grande histórias de jogo. Uma coisa que achei muito interessante foi o que é preciso para desenvolver um motor de jogo , desde as leis da física , a optimização de código e previsões de embate do objecto que criamos no jogo. A criação de um jogo a nível visual é muito fácil bastando para isso criar 3 variaveis:

  • Mundo:
  • Objecto que controlamos;
  • Zonas de impacto
  • Fundo para dar .

Posteriormente a esta etapa tem que se definir em que é que o jogo vai consistir ao seja o guião do jogo .E aqui definimos o que é que para se fazer no jogo , desde quests , noiveis , personagens , etc.

Por fim a parte mais desafiante juntar isto tudo e criar um jogo com tudo o que planeamos.

Rom dev:

Este foi sem sombra de dúvidas o tema que me interessou mais. Já a algum tempo que gostava de aprender como criar uma ROM e sempre pensei que fosse impossível para quem não percebesse muito de C ou outras .Mas acabei por ver que não é assim tão difícil e que já existem muitas ferramentas que ajudam neste trabalho .No entanto é preciso conhecer termos como boot.img , root , init.rc , kernel etc e saber o que cada um faz. Uma das formas mais básicas de criar uma custom ROM é pegar numa já existente e fazer pequenas alterações , como adicionar e remover apk’s que estejam na pasta /system , criar um theme só nosso , alterar velocidades de clock do CPU , splash screens etc.E depois compilar tudo para criar uma ROM. E vocês pensam agora mas é assim tão simples quanto isso ??Bem na teoria sim mas na prática é preciso ter alguns cuidados como não alterar definições importantes do sistema porque poderam ficar com o dispositivo inóperavel. A outra maneira que existe para se criar uma rom é from the source ao seja adquirimos o source do android e começamos a construir a nossa rom totalmente da nossa autoria, mas nesta situação já é necessário conhecimentos de programação mais avançados , visto que se mexe com kernel dev , drivers dev entre outras coisas, e a quantidade de bugs que vão existir logo de inicio. Mas o importante é não desanimar .

Theme Dev

Possivelmente o tema mais acessivel que falou nesta palestra visto que se torna muito fácil alterar themes , alias nunca pensei que fosse tão fácil. Foi interessante ver as ferramentas que se utilizam.

APN Portugal

Foi feita uma pequena demonstração do funcionamento da mesma a nível de utilizador final e de aspectos importante relativamente a como identificar a que rede se pertence.