Muitos de vós já ouviram falar de python e tiveram curiosidade em saber como programar em python. E com este artigo vou explicar algumas coisas de python mas apenas coisas básicas.

E como tal vou utilizar o tão conhecido “Hello World” que é o programa da praxe em todas as linguagens de programação.

python

Antes de começar-mos a programar em python temos que instalar o software necessário.Para isso basta ir ao site do Python  e fazerem download da aplicação para os vossos sistemas operativos. Caso utilizem Linux/Unix já devem trazer instalado o python para tal basta abrir o terminal e escrever “python” se der erro é porque não está instalado e terão que seguir as informações de instalação para o vosso sistema.

De referir que podem criar programas em python em programas como o notepadd ++ mas não o poderão executar senão tiverem o python instalado no pc.

Agora vamos passar para a programação propriamente dita. Imaginem que querem que o programa imprima alguma coisa no ecrã quando é executado , para tal basta escreverem isto no ficheiro do vosso programa:

print "Bom dia pessoal"

No exemplo acima demonstrado temos 2 coisas que é importante referir:

print -> com este comando vamos imprimir variáveis/frases para o ecrã ;

“Bom dia pessoal” -> A string que vai ser impressa , atenção que têm que estar entre " “;

Até aqui não há grandes dúvidas da simplicidade do python , mas agora vamos dinamizar um bocado o nosso código de forma a que passe a ler aquilo que o utilizador introduz. Para tal temos que utilizar a seguinte sintax:

nome = raw_input ("Qual é o seu nome?")

Neste exemplo estamos a declarar que a variavel que neste caso é o “nome” vai ter o valor que for adquirido com o “raw_input”.

O “raw_input” irá ler e guardar a informação que o utilizador escreveu quando respondeu ao que se perguntava/pedia na ”(“Qual é o seu nome?”)".

Atenção que o nome da variável que ira ser utilizada na ultima parte tem que ser igual a variavel que iniciamos, ao seja se dissermos que a variável x é igual ao raw input da pergunta y , essa pergunta tem que ter um campo x porque senão o que introduzirmos não vai ser associado.

Agora iremos pegar nos dois exemplos acima demonstrados e vamos criar um pequeno script que vai perguntar o nome e posteriormente irá imprimir uma frase com o nome que foi introduzido.

nome = raw_input ("Qual é o seu nome? : ")
print "Ola " + nome + " é um prazer conhece-lo."

Ao verem este exemplo poderão estranhar o que fazem ali os “+” bem o “+” é um símbolo de concatnação que une várias strings para formar uma “compound string”.De referir ainda que em nenhum dos exemplos definimos o tipo de variável que iríamos utilizar.