Quem já ouviu falar de Perl e quis aprender e depois pensou mas como é que vou aprender isto, ou melhor de que maneira é que vou aprender Perl.E para que serve o Perl. A  pensar nessas questões criei esta rubrica para vos mostrar como fazer algumas coisas. Para que servem algumas funções entre outros aspectos importantes de referir.

perl

Este artigo vai estar divido em 3 partes:

  • Perl o que é ?
  • O que é necessário para correr perl?
  • Introdução a conceitos básicos.

Perl o que é?

A linguagem de programação PERL foi desenvolvida em 1987 por Larry Wall e serviu de base para muitas linguagens modernas de programação , tais como javascript , ruby , etc… O perl é caracterizado por ser uma linguagem de programação amplamente usada por administradores de sistemas, hackers, crackers  e  webdevelopers.Tem os seguintes pontos fortes:

  • Extremamente rápida a trabalhar com strings/arrays/hash’s/regex’s;
  • Corre em mais de 100 plataformas diferentes;
  • Pode ser utilizada para webdevelopment, desempenhando papeis geralmente ocupados por php/asp/etc;
  • Suporte unicode;
  • Actualmente permite programação orientada a objectos e também procedural ;
  • Tem uma enorme comunidade de developers que desenvolvem módulos para agilizar o trabalho dos programadores. Para termos acesso a esses módulos basta ir ao site CPAN.
  • Suporta integração com bases de dados;
  • No entanto é uma linguagem mais orientada para scripting , ao seja pequenos programas para automatizar tarefas.

O que é necessário para correr perl?

Para correr o perl nas nossa máquinas é preciso ter o perl instalado , em sistemas *Unix e MacOS o Perl já vem instalado por defeito. Em sistemas Windows basta fazer download da aplicação Strawberry Perl e instalar e ficarão com o perl instalado no vosso computador.

Para programarem em Perl eu recomendo o software Padre Perl (corre em sistemas Linux e Windows) ou então utilizem o eclipse com o plugin Epic IDE

Introdução aos conceitos básicos:

E finalmente chegamos a parte mais pratica deste artigo. Aqui irei mostrar como criar um programa que imprime uma mensagem para o ecrã e outro que vos irá pedir o nome e imprimir uma mensagem de boas vindas. Então mãos a obra. Depois de abrirem o vosso IDE. Escrevam o seguinte e guardem o ficheiro como helloworld.pl. De referir o .pl refere-se a extensão que os scripts em perl tem. Então depois de copiarem este pequeno script façam executar no vosso IDE para verem o resultado.


#!/usr/bin/perl

use warnings ;

use strict;

print "Bem vindos ao Perl";

Agora começam a pensar mas então o que e que e cada coisa que está ali .Para mim parece chinês use isto , print aquilo. Bem é bastante fácil de entender  e irei explicar passo a passo cada coisa para que vocês fiquem a perceber tudo.


#!/usr/bin/perl

Esta linha é bastante importante , é logo a primeira linha a ser escrita e não pode ter espaços nem ficar na segunda linha do script porque senão irá dar erro. Quando um interpretador executa um ficheiro perl , ele tem que saber que o ficheiro em questão é um ficheiro perl e que tipo de interpretador e que tem usar e nesta linha nós indicamos isso.


use warnings;

use strict;

Nesta situação usamos 2 pragmas , um pragma é uma extensão ao programa. Ao seja vamos incluir funções que não vem por defeito num script. Para tal temos que usar a função use seguida do nome do pragma. Neste caso usei o pragma warnings e strict. O pragma warnings é responsável por nos avisar de possíveis erros de sintaxe ou mesmo de programação. Enquanto que o pragma Strict permite uma melhor organização e estrutura a nível de sintaxe, declaração de variáveis , procedimentos , etc.


print "Bem vindos ao Perl";

Por fim a função print , esta função irá imprimir para o ecrã aquilo que declaramos.

Agora iremos criar um pequeno programar que irá pedir o nome de utilizador e imprimir uma mensagem de boas vindas no ecrã.


#!/usr/bin/perl

use warnings ;

use strict;

print "Introduza o seu nomen";

my $nome = <stdin>;</stdin>

chomp ($nome) ;

print "Bem vindos ao Perl $nome";

Neste script introduzi 5 funções novas:

  • my: Esta função é usada para declarar qualquer tipo de variáveis. Mas a sua utilização só e obrigatória se tivermos usado o pragma strict. Caso não tenhamos usado só é obrigatório utilizar dentro de funções;

  • $nome: é a nossa variável , para se declarar uma variável usa-se o simbolo $ ;

  • : Esta função é utilizada para ler o que é introduzido pelo teclado.Ao estarmos a igual a variavel $nome a esta função, estamos a dizer que a variável nome ira ter o valor do ;

  • n : usando esta expressão num print iremos dizer ao programa que depois de imprimir o conteúdo do print deverá criar um nova linha(carregar no enter) ;

  • chomp : esta função é das mais importantes que se podem utilizar, visto que elimina os n de todos os valores da variável que queremos.

  • Por fim no print chama-mos a variável $nome e ira imprimir o seu valor.

Já agora fica uma pequena dica ;)

Em vez de fazerem isto :


my $nome = <stdin>;</stdin>

chomp ($nome) ;

Podem fazer logo isto :

chomp(my $nome = <stdin>);

Que alem de deixar o código mais organizado , agiliza a escrita de código.