Como utilizador de archlinux já há uns anos , surgiu a necessidade de instalar pacotes que estão disponíveis no AUR. No entanto instalar software que está disponível no AUR pode ser um pouco demoroso e tive necessidade de encontrar uma alternativa viável que me pudesse gerir as instalações a partir do AUR como a partir dos repos oficiais.

Como tal encontrei o software yaourt que funciona como gestor de pacotes.Umas das principais mais valias deste gestor de pacotes é que dá para gerir de forma centralizada a instalação dos pacotes tanto de repos AUR como de repos oficias.

Como tal vou deixar aqui um pequeno tutorial de como instalar este software e algumas dicas de utilização. Inicialmente será necessário editar o ficheiro /etc/pacman.conf e adicionar as seguintes entradas:

[archlinuxfr]
SigLevel = Never
Server = http://repo.archlinux.fr/$arch

Após este passo iremos actualizar o sistema e instalar o yaourt ,para tal basta correr o seguinte comando como root:

sudo pacman -Sy yaourt

E pronto temos o yaourt instalado =) simples não foi ? Agora irei deixar alguns exemplos de utilização do mesmo. Para fazer pesquisa e instalação de um pacote basta executar o comando:

yaourt <pesquisa>

Para sincronizar as bases de dados , actualizar e fazer pesquisas no aur basta executar o seguinte comando:

yaourt -Syu --devel --aur

Caso queira actualizar só o sistema e o aur fazem

yaourt -Syua

Para compilar um pacote atravez do código fonte podem utilizar o comando:

yaourt -Sb <pacote>

Estes são dos comandos mais utilizados , no entanto existe um leque enorme de possiveis comandos que podem ser executados.
De referir ainda que devem executar o yaourt sempre como utilizador “normal” visto que durante a instalação dos pacotes será sempre pedida a vossa password, desta forma irão ter mais controlo sobre o que está a ser instalado.